Olimpíadas > 2016 > Rio de |Janeiro > Brasil

. .

MAQUIAGEM DA MAYA > Fique com com o look de Juliana Paes em Caminho das Índias

World Digital Library


Instale a barra de ferramenta do Google e traduza páginas da web instantaneamente com a detecção de idioma automática.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Primavera estação das flores

A minha amiga, Gabrielle Brandão, apresentadora do programa, NET KIDS SUPER ECOLÓGICO é a convidada este ano para receber a Primavera no Sport Clube Corinthians.(Clique para ampliar)


A primavera é conhecida como "a estação das flores".

(Recomendo como wallpaper)

Primavera é a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. No hemisfério norte, a estação é denominada “Primavera Boreal”, que se inicia em 20 de Março e termina em 21 de Junho. No hemisfério sul, a mesma é chamada de “Primavera Austral”, iniciando em 23 de Setembro e terminando em 21 de Dezembro. Se olharmos sob o ponto de vista astronômico, a primavera se inicia nos equinócios de Setembro (Sul) e Março (Norte) e termina nos solstícios de Dezembro (Sul) e Junho (Norte).


A característica mais marcante da estação é o reflorescimento da flora e da fauna. Muitos animais aproveitam a temperatura ideal da estação para se reproduzir.

Cá estão elas as cegonhas na sua azáfama anual de fazer os ninhos e procriar.... e assim se vai renovando a vida!

No Brasil, a chegada da primavera ocasiona uma mudança no regime de chuvas e temperaturas. Na maioria das regiões começam a aparecer as primeiras pancadas de chuva pelo final da tarde, resultado do aumento de calor e umidade característico da primavera. No entanto, na região Sul ocorrem poucas alterações em relação à quantidade de chuvas; no Nordeste permanece a seca.

Em virtude da forte radiação solar, as temperaturas aumentam consideravelmente na região Centro-Sul, entretanto, incursões de massas de ar frio também podem ocorrer.

Estações do Ano
Exemplificação de cada estação do ano.

As estações do ano são resultantes da inclinação da Terra a 23º em relação ao Sol para que essa realize sua órbita. Por tal inclinação é que se pode perceber o recebimento dos raios do Sol em algumas regiões com maior intensidade. A partir da inclinação do planeta é que são determinados os períodos climáticos, ou seja, a fase em que os fatores climáticos são modificados.

Antigamente, dividia-se os períodos climáticos como período quente, que era subdividido por períodos que umidade moderada, de temperatura e umidade elevada e de temperatura alta e umidade baixa; e período frio, que ainda subdividia-se em declínio gradual e período mais frio. Posteriormente, os períodos climáticos foram divididos a partir do Solstício e do Equinócio, fenômenos astronômicos que facilitaram a divisão. No ocidente, tais fenômenos permitiram a divisão em quatro estações, sendo que em outros lugares existem duas, três ou cinco estações, dependendo da cultura.

As divisões ocidentais sobre os períodos climáticos foram determinados em: primavera, verão, outono, inverno. A primavera é o período no qual as flores estão desabrochadas, se inicia em setembro e termina em dezembro. O verão é o período onde o Sol é mais quente, inicia-se em dezembro e termina em março. O outono é o período de transição entre a fase quente e fria da região. É nesse período que as colheitas são realizadas. Inicia-se em março e termina em junho. O inverno é o período em que o Sol perde sua força e então a região é tomada pelo frio. Nesse período os dias são menores e as noites maiores. Inicia-se em junho e termina em setembro.

Após a finalização do frio, ocorre novamente a iniciação desse ciclo marcado pela aparição do Sol de forma amena na primavera, intensa no verão, amena no outono e baixa no inverno.

Fonte:
Google e Portal Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário